quarta-feira, 7 de abril de 2010

FINO NAVEGADOR

Sinceramente, nunca imaginei que eu pudesse ter pendor para ser internauta. Procurei fugi deste milagre da comunicação, porque sempre vivi rodeado de livros: para onde vou, levo-os; gosto de livros e me sinto bem sentindo o cheiro deles e com esses amigos tenho aprendido muito.
Faltando alguns meses para completar 60 anos, rendo-me aos conselhos de algumas gostosinhas, meus filhos e amigos que desejam ler, num blog, o que produzo e apresento na minha querida Rádio Liberal AM, nos programas METRÓPOLE EM ALERTA, de segunda a sexta-feira, das 9 às 10h., e na “praga” dominical, O BOLA NA ÁREA, das 12 às 15h. Depois de muito pensar e me preocupar com o fino navegador se vai lhe agradar ou não o que escreverei, eis que o amigo Hamilton Gualberto, o Crítico dos Críticos, advogado e jornalista diplomado, me dá a injeção necessária para que eu possa fazer parte deste Novo Mundo com o BLOG TUDÃO & TUDINHO. O Lucas, filho de um dos mais finos bicolores que eu conheci, Odilon Braga, sobrinho do Crítico, acabou me convencendo da difusa tarefa.
Meu fino navegador ou leitor deste blog, constitui para mim uma sensação nova na minha vida, uma graça, imaginar que o mundo todo sabe que eu existo através dos meus escritos. Do meu ato cognitivo. Eu penso, não acho - Quem “acha”, como comentarista, não tem convicção no que diz. Em Belém tem um infeliz comentarista que muito “acha” em seus comentários radiofônicos. Ouvi-lo é ruim, hein!?
Eu não sei como me apresentar: se como blogueiro ou jornalista ante um mundão de gente fina e exigente, todavia essa tarefa transfiro para vocês que poderão, através dos seus comentários, dizerem o que pensam sobre a invenção deste autor, que pode ser um blogueiro- passatempo ou jornalista –apostolado.
Não serei Stendhal, Sterne, Machado de Assis, Hernest Hemingwei, Graciliano Ramos ou Euclides da Cunha, quem sou eu para tanto, mas procurarei ser direto com as palavras, linear, blog mosaicado (que você pode ler do meio pro fim, do fim pro meio e vice-versa) e não escreverei nas entrelinhas. Serei direto e transparente como sempre fui como jornalista e radialista. Se este estilo não lhe agradar, paciência!...
Nesta terra todo mundo é jornalista e radialista, e, a bem da verdade, bem poucos se salvam: os colunistas são mais noticiaristas do que analistas dos fatos (ou por omissão, incompetência ou por serem amigo de todo mundo), os “latinhas” são mais propagandistas do que repórteres esportivos, quando hoje a tendência é a ampla discussão dos fatos. Quem se arvorou a discutir amplamente, em Belém, a verborragia de um tal Orlando Frade, que escreveu não sei aonde, que a torcida do PSC é “Gaycolor”. Quem é Orlando Frade? Pelo que sei tem um passado nebuloso como agente público deste Estado. Portanto, pode estar mais para fraude do que para frade.
Não é fácil ser verdadeiro e divulgar a verdade dos fatos. O BLOG DO TUDÃO & TUDINHO vai procurar trilhar este caminho, mesmo sabendo que há complicações quando se diz a verdade. Não pretendo ser o dono da verdade, nem ser mais sabido do que a sabedoria e nem mais inteligente do que a própria inteligência e nem pretendo estar acima do bem e do mal. Curtam TUDÃO & TUDINHO, e se gostarem, pensem num ser feliz; do contrario, perdoem-me pelas palavras desarrumadas.

José Maria Trindade Pereira

13 comentários:

  1. Valeu! Bola pra frente!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Caro, senhor José Maria Trindade, gostaria de ser ouvinte assídua do seu programa Metrópole em alerta, mas não nem sempre consigo escuta-lo, az vezes por causa de tempo, outras vezes é porque nem todos os meus familiares não ne deixam escutar mesmo o senhor, as vezes eles acham que falta um pouco de pudor as suas palavras e a forma que o senhor parece ser portar de vez em quando, ê também tem vezes que não o escuto pelo simples fato de não gostar de algumas coisas que o senhor diz, acha, pensa, acho que o senhor generaliza de mas as vezes é dogmático de mas, mesmo com tudo isso, eu gosto do senhor, gosto de escuta-lo, e concerteza vou gostar de lêr os seus escritos também. Seja bem vindo! ;)

    Bruna Raiol.

    ResponderExcluir
  3. Ze Maria,
    Sua atitude de adotar esse Blog como real fator de discussão jornalistica é uma exposição que poucos se atrevem a tomar, ainda mais por ser tratar de vc, pessoa controvertida e polêmica,dando a cara a bater e se sujeitando a diversos inimigos que não aceitam sua independencia jornalistica. Este é o verdadeiro diferencial entre o jornalista independente, como o Lucio Flavio Pinto, e os outros que se sujeitam a mordaça e feitio do patrão, ai deles contraria-lo. O Pará é sedento do destemor e independencia jornalistica, quase todos os canais de comunicação representam um veio político, ou a estes servem devotadamente. Que a iniciativa de seu Blog venha ao encontro dos anceios da população paraense, que é de não ser enganada sempre. Boas Vindas !!!

    ResponderExcluir
  4. Zé Maria, vc faz propaganda na radio desse seu blog mas no entanto nem se quer atualizas, o certo é que este blog já nasceu morto.

    ResponderExcluir
  5. Caro Zé Maria , uma boa tarde estou aqui para parabenizar seu blog e para solicitar uma ajuda pois meu papai esta perto de fazer uma cirurgia e por isso vou promover uma rifa de um Celular MP10 e uma camisa oficial da Seleção, no valor R$ 5,00 que corre no dia 19 de Junho pela loteria federal. Saúde não tem hora e nem dia, por isso, quero apenas fazer essa divulgação pra vc e seu circulo de amizades me ajudar pois preciso levantar o valor para cirurgia e para os remédios por que estou desempregado e tenho que conseguir este valor ate dia 25 de Junho. Obrigado pela atenção e que Deus possa abençoar vc e sua familia.

    ResponderExcluir
  6. Qrido José Maria Trindade,confesso há vc q fiquei bastante surpresa qdo há vi hoje pela manhã,depois d passeram exatos 3anos ou mas q ñ tinhamos contato um com outro.Fui uma das suas gostosinhas como vc costumava chamar suas namoradas inclusive eu além d ser a Barbiegirl,rsrs...foi bom saber q vc ta bem, mas fiquei surpresa qdo vc falou q tinha um filho d 2anos vi as fotos e ñ tem como negar q o filho é seu pq ele é a sua copia,rsrs...parabéns.Q bom q agoro vc faz parte desse mundo virtual,assim vamos nós comunicar através da net se quiser.Muito legal seu blog gostei tudãooooo,kkkkkkkk...ahh!!! aconteceu um grande milagre vc conheceu uma gostosinha abençoada,kkkkk...q fez vc entrar em uma igreja evangélica e orar,kkkk...fala serio quem diria esse homen q ñ acredita em DEUS entrado em sua casa p/ acompanhar a namorada,é ilario,kkkkkkkkk........bem era tdo por enquanto outro dia t mando + comentarios tudãooooooo e gostosinho doido,kkkkkkkkkk...bjs.

    ResponderExcluir
  7. meu caro jose maria trindade, e evidente q seu geito de fazer radio ou jornalismo em geral chama a atençao de muitos comunicadores, eu falo de prssoas do radio, tv em fim. esse e um e incrivelmente diferente de tudo qe e apresentado no Brasil, geito unico, qe comcegue atrair muitos fas, os qe aprovam e os qe nao aprovam(aquelas como eu qe gosta de houvir mas nao aprova)e qe e pior de saber qe seu geito de fazer radio e tao unico qe faz parte da minha grade de programaçao da radio rio maracaçume de canddio mendes no maranhoa, aq a exemplo dai tem 100% de audiencia, estou falando do bola na aria aos sabados eu sou edosn rios o reporter do brasil deretor da radio rio maracaçume e da tv rio aq no maranhao um abraço. te ouço todos os dias pela parabolica na minha casa.

    ResponderExcluir
  8. um pequeno perdao aos domingos o bola na aria esse de grade audiemcia aq nas tarde de domingo momentos q antececede nossas jornadas esportivas,ha nao esqueça de nos abraçar no metropole em alerta.

    ResponderExcluir
  9. Sou de Ivinhema/MS, sempre ouvia seu programa metrópoli em alerta, na Liberal AM, agora não estou conseguindo mais. Qual o horário do seu programa?

    ResponderExcluir
  10. Parabéns,ajude a amenizar a aridez intelectual deste pobre-rico estado de Maioranas, Barbalhos e outros bajuladores,pelêgos, baba-ovos e afins.

    Parabéns !

    ResponderExcluir
  11. zé eu acredito na sua onestidade isso eu não tenho duvidas mais vc não dizia que os maioranas eram onestos não é isso que a justiça diz eles rarupiaram o dinheiro da sudan para fazer um otel em manaus e não fizeram para tirar a bronca fizeram esse guaraná ruim.quem disse isso foi o ministerio publico federal não foi eu dexa de chamar os outros de corruptos é o sujo falando do mau lavado carlos vasconcelos

    ResponderExcluir
  12. Prof. José Maria Trindade, hoje tenho uma conclusão sobre as administrações dos clubes de futebol do Pará, principalmente a dupla Re x Pa!
    1 - Jogador ama dinheiro;
    2 - Torcedor ama o club;
    3 - Dirigente faz bobagem;
    O dia que for lei a prestação de compra, será o fim do futebol!

    ResponderExcluir
  13. Prof. José Maria Trindade, hoje tenho uma conclusão sobre as administrações dos clubes de futebol do Pará, principalmente a dupla Re x Pa!
    1 - Jogador ama dinheiro;
    2 - Torcedor ama o club;
    3 - Dirigente faz bobagem;
    O dia que for lei a prestação de contas, será o fim do futebol!

    ResponderExcluir